SEJAM BEM VINDOS!

A FRUTA NONI RETARDA OS EFEITOS DO ENVELHECIMENTO

GLOBO RURAL

G1





NONI CONQUISTA BRASILEIROS POR ESTAR ASSOCIADO À CURA DE DOENÇAS

06/06/2013 06h27 - Atualizado em 06/06/2013 10h30



Embrapa do Ceará está fazendo pesquisas com o fruto.

De origem asiática, ele adaptou-se bem ao clima e logo ganhou mercado.

Estamos na sede da Embrapa em Fortaleza, no Ceará, onde a fruta conhecida como noni está sendo cultivada para pesquisas.

De porte médio, cada árvore pode atingir até 10 metros de altura. João Alencar é engenheiro agrônomo e um dos pesquisadores do noni no Ceará. Ele conta que a planta tem origem asiática e adaptou-se bem ao clima do Brasil.

As plantas, em condições ideais de água e nutrientes, produzem fruta durante o ano inteiro e com uma característica especial. Em um único galho é possível ver todas as fases do crescimento: da florzinha até o noni no ponto de colheita.

O ponto certo de colheita é quando acontece a fase chamada de leitosa. Maduro, o noni ganha uma coloração mais esbranquiçada e fica molinho e pronto para o consumo.

As pesquisas da Embrapa começaram em 2008. O agrônomo explica que o noni começou a ser pesquisado depois que se tornou popular nas feiras livres e que a fruta tem atraído a atenção da população porque é rica em nutrientes. “É rica em vitamina C e antioxidantes e a Embrapa vendo isso, começou a trabalhar no desenvolvimento agronômico da fruta", diz João Alencar...

ORIGEM DA FRUTA NONI - Exibido no Globo Reporter