SEJAM BEM VINDOS!

A FRUTA NONI RETARDA OS EFEITOS DO ENVELHECIMENTO

ANTIOXIDANTES X RADICAIS LIVRES

RADICAIS LIVRES






Definições de Radicais livres na internet:


• Radicais livres são moléculas ou átomos com um número ímpar de elétrons. Os radicais livres possuem elétrons de valência desemparelhados, e, portanto, são altamente reativos, podendo inclusive reagir entre si em uma dimerização para formar uma molécula com todos os elétrons emparelhados.


pt.wikipedia.org/wiki/Radicais_livres   


• São espécies químicas não estáveis eletricamente que apresentam átomos cuja última camada de elétrons não seja completa. Ocorre em: Camada de Ozônio


www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/definicao.htm  


• espécie atómica ou molecular com electrões emparelhados. Formam-se no nosso organismo por efeito dos raios solares, da poluição, do stress e até mesmo com a alimentação ou a respiração diárias. Os radicais livres têm falta de um dos electrões, pelo que vão "roubar" electrões de outras moléculas. ...


www.amway.pt/cms/new_brand_center/new_BC_nutrilite/glossary  


• são moléculas reativas que intervém em muitos processos metabólicos; originados pela ação das radiações ultravioletas, provocam alterações patológicas, envelhecimento precoce, manchas na pele etc.


www.clinicaarquero.com/pt/18_glosario.html  


• Átomo ou molécula no qual existe um elétron ímpar que supostamente causa danos à célula


bodyaction.webnode.com/glossario-nutricional/









ANTIOXIDANTES






Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas , que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres. O termo antioxidante significa "que impede a oxidação de outras substâncias químicas", que ocorrem nas reações metabólicas ou por fatores exógenos como as radiações ionizantes.

Fonte de antioxidantes


Obtemos os antioxidantes pelos alimentos, sendo encontrados na sua maioria nos vegetais, o que explica parte das ações saudáveis que as frutas , legumes, hortaliças e cereais integrais exercem sobre o nosso organismo.


 Benefícios dos antioxidantes


Nos últimos anos, foram investigado os efeitos dos antioxidantes em relação as enfermidades, principalmente nos países desenvolvidos do ocidente. As pesquisas tentam explicar os benefícios dos antioxidantes nas enfermidades cardiovasculares, em numerosos tipos de câncer, na AIDS e em processos associados com o envelhecimento, como das cataratas , Doença de Alzheimer e outras alterações do sistema nervoso.


Alguns estudos epidemiológicos sugerem que a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes diminui o risco de certas enfermidades, modifica o deterioramento normal do envelhecimento e está associada a ampliação do tempo de vida, porque os antioxidantes reduziriam ou impediriam a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento.


Há campanha que defende e divulga o consumo de antioxidantes por meio dos alimentos que os contêm na forma natural, e considera inconveniente a ingestão de suplementos porque se desconhece, até o momento, as doses adequadas. Uma alimentação variada e equilibrada como a dieta mediterrânea deveria ser capaz de suprir as necessidades. Na falta de vegetais não abusar de suplementos ou alimentos enriquecidos.


Principais tipos de antioxidantes


Antioxidantes não enzimáticos:


• Vitamina C


• Vitamina E


• Betacaroteno


• Flavonóides


• Selênio


• Zinco


• Licopeno


• Cobre


• Conservantes (aditivos alimentares)


• Compostos fenólicos


Antioxidantes enzimáticos:


• superóxido dismutase


• catalase


• glutationo peroxidase


• glutaredoxina


• tioredoxina


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Antioxidantes


[ 06/05/2009 ] - Antioxidantes são conhecidos por neutralizar a ação dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas que tem número ímpar na sua orbita externa, tornando-os quimicamente instáveis. Em busca da sua estabilidade, eles necessitam doar ou receber elétrons, prejudicando as células, proteínas e DNA (material genético). São, em verdade, moléculas agressivas de oxigênio, que oxidam e danificam os tecidos. Sua ação produz numerosos sintomas, que variam do enrugamento da pele a determinados tipos de câncer.

Antioxidantes são encontrados na natureza em compostos particularmente ricos em hidrogênio e excesso de elétrons. Estes compostos ricos em hidrogênio e elétrons são usualmente visíveis a olho nu, notadamente nos pigmentos que dão cor aos legumes e vegetais.


A pigmentação das plantas pode ser o modo mais fácil para descobrir e encontrar o real valor antioxidante dos alimentos. Super alimentos que variam do cacau ao açaí, ao goji (fruto de uma planta dos montes do Himalaia), à espirulina (tipo de alga), e ao fitoplâncton marinho, todos eles são extraordinariamente ricos em conteúdo de antioxidantes.


Antioxidantes podem ser solúveis em água ou gordura. Todas as gorduras cruas e puras, bem como os óleos, são antioxidantes, uma vez que contêm elétrons em excesso. Ou seja, não apenas os alimentos naturais coloridos estão carregados com antioxidantes, mas, também, os alimentos crus como as azeitonas, abacates, nozes, e sementes.


Estudos demonstram que consumir alimentos ricos em antioxidantes está associado a baixa incidência de doenças crônico-degenerativas, como alguns tipos de câncer (pulmão, mama, próstata), doenças cardiovasculares, dentre outras, devido à propriedade dos antioxidantes de extinguir e desativar os radicais livres.


Alguns antioxidantes têm propriedades medicinais que vão além da neutralização dos radicais livres. Os antioxidantes da xantona (C13H8O2), encontrada na casca do mangostão, têm aplicação no tratamento da artrite e reumatismo, e os antioxidantes provenientes das algas verde-azúis contribuem para a produção natural de células tronco.


Vitaminas A, C, e E são considerados antioxidantes. Vitamina A é um metabolito de beta-caroteno, um pigmento vermelho encontrado nas plantas (cenouras, goji, etc.).


Vitamina C é um antioxidante famoso, muito pesquisado, que está em vários alimentos naturais. O conhecimento sobre a vitamina E sofreu uma revisão significativa recentemente, e seu valor antioxidante está vinculado a sua qualidade e tipo (tocotrienol ou tocoferol). Tocotrienol tem mais antioxidante que tocoferol.


Minerais atômicos, como zinco e selênio, são considerados antioxidantes, mas sua ação depende do uso de enzimas antioxidantes para ser efetiva.


O único átomo que age individualmente como um antioxidante é o hidrogênio, que neutraliza os radicais livres imediata e completamente, deixando como subproduto apenas água.


A medida ou escore ORAC (Oxigen Radical Absorbance Capacity) é um padrão científico que atribui o valor antioxidante para alimentos e substâncias. Quanto mais alto o número ORAC, maior o poder antioxidante da substância. O índice ORAC aumenta na medida em que diminui as dimensões dos grãos das substâncias, vez que o aumento da relação superfície/volume deixa os antioxidantes mais disponíveis. Rudolf Steiner provou que desidratando e polvilhando uma substância você aumenta seu poder antioxidante.


Fonte: http://www.planetacacau.com.br/fique-por-dentro/o-que-e-antioxidante/25/?gclid=CILHvqbOj6ICFQQf7god4zqubA  


Ação benéfica dos antioxidantes encontrados nas frutas, verduras e legumes


Os antioxidantes são substâncias que limpam o corpo de moléculas de oxigênio nocivas conhecidas como radicais livres as quais se atribuem várias doenças, inclusive câncer.

Hoje os cientistas têm certeza de que os RADICAIS LIVRES estão por trás do processo de envelhecimento e de todas as doenças degenerativas ligados a ele, como o câncer.

Quando se diz que um alimento é antioxidante, isso significa que ele é capaz de doar elétrons para as moléculas nocivas, acabando com sua necessidade de lesar o organismo.

OBS: Os antioxidantes estão em praticamente todas as frutas e legumes, por isso a importância das mesmas para a saúde do organismo.


Entre as coisas que podem ser feitas para fortalecer o seu sistema antioxidante podemos incluir:


. Comer mais alimentos ricos em antioxidantes como frutas frescas, vegetais, grãos, nozes e feijões.

. Usar abundantemente ervas e temperos ricos em antioxidantes como: endro, coentro, alecrim, salva, tomilho, hortelã, erva-doce, gengibre e alho.


. Tomar vitaminas antioxidantes como: A, C e E.


. Eliminar o tabaco, o excesso de álcool e as drogas não essenciais.


. Finalmente reduzir o seu estresse-meditar.


OBS: A acumulação de toxinas no sistema corporal/mental acelera o envelhecimento.

Fonte: emagrecasemdieta


http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=822




ORIGEM DA FRUTA NONI - Exibido no Globo Reporter